segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Fazer espetinho

COMO OS ALIMENTOS SE CONTAMINAM? A contaminação de um alimento pode ocorrer em qualquer uma das várias etapas da cadeia de produção. No caso da torta servida na festa junina, há duas cadeias envolvidas: a dos produtos vegetais – como a farinha de trigo e o óleo de soja – e a dos produtos de origem animal – os ovos e a carne de frango. Assim, uma simples torta é resultado de um complexo processo de produção. A contaminação dos alimentos pode ser classificada em três tipos: contaminação biológica, contaminação química e contaminação física. Contaminação biológica Ocorre quando microrganismos indesejáveis, como bactérias, fungos, vírus ou parasitas (como vermes), estão presentes no alimento. Os microrganismos,também conhecidos como micróbios ou germes, não são visíveis a olho nu, são amplamente distribuídos e representam os principais
espetinho
Adicionar legenda

contaminantes biológicos dos alimentos. Para sobreviver e se multiplicar, eles precisam de: • calor – os microrganismos prejudiciais à saúde preferem temperaturas próximas à do nosso corpo; • água e umidade – a maioria dos alimentos apresenta quantidade de água e umidade suficiente para a multiplicação dos microrganismos, sendo portanto perecíveis; • nutrientes – assim como os alimentos são fonte de nutrientes para nosso desenvolvimento, eles também têm essa função para os microrganismos. Os locais onde os microrganismos se encontram mais facilmente são: • o solo • a água • os animais domésticos, marinhos, o gado (bovino, suíno etc.), as aves etc. • os insetos e as pragas domésticas (baratas, moscas, ratos, camundongos etc.) • as pessoas (nas mãos, unhas, no cabelo, na garganta, nos ferimentos, nas roupas etc.) • o lixo e a sujeira em geral 9 Guia de Alimentos e Vigilância Sanitária Existem três grandes grupos de microrganismos: • Os bons, que são utilizados inclusive para produção de alimentos, como queijos, iogurtes e algumas bebidas. • Os maus ou deteriorantes, que estragam os alimentos, deixando-os com odor e aparência desagradável.
vender um espetinho
espetinho para vender
churrasquinho para vender
churrasco para vender

 Os microrganismos desse tipo normalmente não são responsáveis por transmitir doenças, pois dificilmente as pessoas consomem um alimento que tem aparência de estragado. • Os perigosos, que não alteram o sabor nem a aparência dos alimentos e, quando ingeridos, podem ocasionar sérias doenças. Foram microrganismos desse grupo que contaminaram a torta vendida na festa junina. Contaminação química Os alimentos podem ser contaminados por produtos químicos, quando estes são usados indevidamente em alguma das etapas da cadeia produtiva. É o caso dos agrotóxicos e fertilizantes utilizados no cultivo de frutas, verduras, legumes e cereais.

Eles podem causar intoxicações sérias nos trabalhadores do campo e também nos consumidores. Resíduos de agrotóxicos podem permanecer nos alimentos mesmo depois de lavados e preparados e provocar inúmeras doenças que muitas vezes demoram para se manifestar. Outro tipo de contaminação química ocorre pelo uso de medicamentos para tratar ou prevenir doenças em animais que fornecem carne, leite e ovos. Esses medicamentos estão sendo estudados pelas ciências médicas, pois os resíduos dessas substâncias encontrados nas carnes consumidas pelos seres humanos têm sido relacionados a vários problemas de saúde. É por isso que os cuidados com os alimentos devem começar desde a sua origem, ou seja, na fazenda onde os animais são criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário